quarta-feira, 31 de agosto de 2011

"Monchiquinha" - original cocktail de José Guerreiro


"MONCHIQUINHA"

Ingredientes:

- 4 cls de aguardente de medronho envelhecida;
- 20 Gramas de Mel de Monchique ou Q.B ( Rosmaninho)
- 1/2 Lima aos cubos

Método de preparação: Muddler, Boston Shaker.

Macerar os cubos de 1/2 Lima com 20 grs Mel Rosmaninho ou Q.B, adicionar 4 cls de Medronho e gelo moído no Boston Shaker agitar levemente

Serve-se: No copo a Caipirinha ou especial de 25 cl

Decora-se: Rodela de Lima com no bordo do copo e Pau de canela e uma flor de Rosmaninho da Serra, dentro do copo.

José Guerreiro

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O Medronho na 'Viagem a Portugal' da RTP 1

Veja aqui  a reportagem da jornalista Helena Figueiras para o programa 'Viagem a Portugal' da RTP 1, realizada em Monchique, tendo como tema produtos tradicionais de Monchique.

Neste caso, a Aguardente de Medronho vendida na Loja do Mel e do Medronho e as Cadeiras de Tesoura. (Para ver carregue no título da mensagem)

domingo, 28 de agosto de 2011

XVII FEIRA DE ARTESANATO E SABORES DE MONCHIQUE


O medronho e outros produtos locais irão, novamente, estar disponíveis para saborear, ou apenas ver, na XVII FEIRA DE ARTESANATO E SABORES DE MONCHIQUE - ARTCHIQUE, a realizar nos dias 2, 3 e 4 de Setembro. Genuidade - tradição - animação, é o lema da Artchique, promovida anualmente pela JUNTA DE FREGUESIA DE MONCHIQUE. Na feira poderão adquirir muitos produtos artesanais feitos pelas gentes da serra nas suas artes ancestrais que são um emblema de Monchique: medronho,melosa, mel, presunto, enchidos, pudim de mel, bolo de tacho, cadeiras de tesoura, colheres de pau, vimes e vergas, bordados, mantas de retalhos, bonecos de trapos, bolsas de remendos, para além de muitos outros produtos locais. Poderão aproveitar para saborear as comidas tradicionais nos muitos restaurantes da terra e levar uma genuína aguardente de medronho.

sábado, 27 de agosto de 2011

Apresentação do livro 'Medronho Cocktails Gourmet'


Em mais uma ação de promoção da Aguardente de Medronho de Monchique, realizou-se, ontem, 27-08-2011, no 'stand' da Câmara Municipal de Monchique, na Fatacil, a cerimónia de lançamento do livro 'Medronho Cocktails Gourmet' da autoria do bartender Vitorino Daniel Rodrigues, de todos conhecido por 'Vitó'.

De acordo com o 'site' da Câmara Municipal de Monchique, que patrocinou o evento, trata-se duma obra onde o 'autor encontrou na aguardente de Medronho de Monchique um grande potencial para seguir uma linha exclusiva no mundo dos cocktails gourmet que prima pela qualidade e diferenciação'.


'Vitó' apresenta '32 propostas produzidas com Aguardente de Medronho ou Melosa, e na sua maior parte usando produtos tradicionais de Monchique como é o caso dos Figos, Limões, Tangerinas, Maçãs, etc, contendo as informações para um faça você mesmo!'

Estiveram presentes os elementos do executivo da Câmara Municipal de Monchique, liderados pelo presidente Dr. Rui André, representantes da Câmara Muncipal de Lagoa e um número significativo de munícipes monchiquenses que, no final, se deliciaram com as 'provas' dos cocktails que o 'Vitó' realizou, ao vivo, com toda a mestria e desembaraço que lhe são peculiares.

Para além das fotografias aqui apresentadas, poderá ver muitas mais na nossa página do Facebook, bastando, para tal, seguir este link.


terça-feira, 23 de agosto de 2011

Cocktail "Docinho da Vila"


José Manuel Guerreiro brindou a confraria com um cocktail original à base de medronho, mel e laranja de Monchique.
O criador do cocktail é membro da Direcção da Associação Barmen Barlavento Arade, e quadro do Yellow Alvor Hotel. Profissional distinto que tem vários prémios atribuidos: primeiros prémios no Festival Quinta Barranco Longo Rosé, Concurso Marie Brizard, II Festival Andaluzia Algarve (em Cádis) e 5º lugar mundial no 27º International Bartender Seminar (em Bordéus).

DOCINHO DA VILA

Ingredientes:
- 2 cls. de aguardente de medronho envelhecida
- 2 cls. de licor Mandarinetto Isabella
- 2 cls. de licor de framboesas
- 5 cls. de sumo de ananás 100% Compal
- 1 gomo de laranja de Casais/Monchique
- 10 grs. de Mel de Monchique

Método de preparação: Boston Shaker, Muddler, Double Strain.
Serve-se: Taça a Cocktail Dupla.
Decora-se: com espiral de casca de laranja, uma rosa de casca de laranja e uma cereja vermelha.


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

CURIOSIDADE - O urso e o medronheiro


O urso comendo medronhos faz parte do escudo da cidade de Madrid. Na Praça Puerta del Sol, em Madrid, poderá ser vista uma estátua de bronze representando o símbolo da cidade.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Os produtores têm vaidade no medronho

A comunicação social tem estado atenta à dinâmica que se tem desenvolvido à volta do medronho. Desta vez foi o jornal Barlavento, na sua edição de 18 de Agosto, que em entrevista a um dos confrades fundadores dedicou uma página ao tema medronho. Com uma chamada na primeira página com o título "Os produtores (de Monchique) têm gosto e vaidade no medronho que produzem" o jornal dedica toda uma página interior ao desenvolvimento global dos objectivos da confraria e outras questões relacionadas com a produção e promoção do medronho.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Blogues satélites - Poesia sobre Monchique ou Medronho

A partir de hoje o nosso blogue passa a ter um satélite:
http://confrariadospoetasejograis.blogspot.com
Neste blogue serão publicados todos os poemas que tenham referências a Monchique ou ao Medronho, independentemente da naturalidade do autor.
Em breve daremos vida a outro satélite dedicado a poetas nascidos em Monchique ou com fortes laços a esta terra:
http://confrariadospoetasetrovadores.blogspot.com
Os poetas interessados em participar podem enviar os seus poemas para: fr.luis@sapo.pt

Os poemas do primeiro satélite serão publicados, inicialmente, neste blogue mas, depois, figurarão apenas no blogue próprio.

Iniciamos as publicações com um poema dedicado ao mel e ao medronho, da autoria do nosso confrade fundador Américo Telo


DONA MELOSA

Melosa és muito famosa mas
sempre andaste a enganar-me,
de braço dado com o mel e
com o medronho a embebedar-me.


Por entre perfumes de canela,
o teu feitiço vem de mansinho,
com mil artes e sabores,
recordas-me o monte maninho.


E para te pores a jeito,
sem percalço ou condição,
trocas o passo à aguardente,
escondes-te no travo do limão.


Mas se pensas que me iludes,
lá por seres tão estouvada,
eu já vi muita donzela
andar com a vida trocada.


portanto

Melosa põe-te a preceito,
dá-me é mais gosto ao paladar
e, pelo mal que tens feito,
vamos os dois já brindar.

Américo Telo (2010)
(confrade)

domingo, 14 de agosto de 2011

O medronho na medicina tradicional

O medronho não se fica pelo papel importante que ocupa como bebida. O medronho, para as gentes da serra, é um pouco como a "banha da cobra" que resolve todas as maleitas: catarro, gripes, constipações, tosse, dores de dentes, má digestão, fricções para as dores reumáticas e lombares, desinfectante e contra as picadas de insectos.
Como as magias têm muitos segredos, ficamos sem saber como o medronho entrava nas "encomendas" e nas bruxarias... mas lá que entrava...

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Cocktail "Sonho da Serra de Monchique"

O nosso amigo Francisco Guerreiro, Presidente da Direcção da Associação Barmen Barlavento Arade, volta ao nosso blogue com mais um original cocktail à base de medronho de Monchique e produtos regionais.

Sonho da Serra de Monchique

- 4 cls de aguardente de medronho envelhecida;
- 2 cls de licor da serra
- 1 cl de xarope de cherry blosson da Monin
- 2 amoras
- 1/2 clementina
- 6 cls de Vital de romã com chá verde

Método de preparação: Boston Shaker, Double Strain.
Serve-se: copo médio drink.
Decora-se: com 1/2 figo do Algarve, 2 amoras e ramo de hortelã

domingo, 7 de agosto de 2011

A Confraria na Comunicação Social - Diamante em estado líquido

O Jornal de Monchique, na sua edição de 30/Julho, voltou a dar destaque ao medronho.Com uma chamada em meia página, na capa, desenvolve nas duas páginas centrais o tema do medronho e as suas intrínsecas ligações às tradições e à economia rural. Com muita arte a entrevistadora, Ana Mestre, consegue fazer um coktail das entrevista ao Presidente da Câmara de Monchique, ao Presidente da APAGARBE e a um dos confrades fundadores da Confraria do Medronho Os Monchiqueiros.  A leitura do texto dá uma ideia geral do empenho comum e das estratégias individuais para colocar o medronho na ordem do dia e reavivar a produção tradicional dum produto que pode ser considerado um Ex-Libris e um embaixador de Monchique.
A próxima edição do jornal Barlavento irá continuar esta dinâmica publicando  uma entrevista com um dos fundadores da confraria.